“Maravilha do Mundo Antigo” – Mais um dia de madruga. Acordamos `as cince e meia da manhã mais uma vez com um longo dia pela frente. Pegamos um taxi para a rodoviária de Cuzco. De lá, um bus até Ollantaytambo por apenas quatro soles de onde pegamos o trem para Águas Calientes. Uma vez em Águas Calientes ainda pegamos um ultimo bus até a entrada da ruína. Um bus de apenas cinco minutos de subida, custou mais caro que todo nosso transporte desde Arequipa até Águas Calientes.

O trem direto de Cuzco para Águas estava fora de serviço por causa de um “derrumbe”, um deslizamento de terra nos trilhos desse trecho. Chegamos a tempo de sacar o trem em Ollantaytambo! E foi uma das viagens de trem mais lindas que já fiz! O dia hoje estava gloriosamente ensolarado e limpo. Sem uma nuvem no céu, senti até calor! O céu muito azul e o colorido da paisagem verde saltava aos olhos! Rios, neve nas montanhas, gente e animais no caminho… Foi DE-MAIS!! Chegamos em Águas Calientes e pegamos o bus até as ruínas. A estrada era toda ziguezagueada e bem íngreme. Mais visual no caminho! Chegamos no topo e já dava para ver as ruínas. O cenário que as crecam é tão maravilhoso quanto as próprias ruínas! Liguei para casa de um orelhão que tinha na estrada mas mamãe não estava em casa. Amanhã é o casório da Bia, minha “bora-de-milho”. Saudades! Passamos um dia literalmente nas nuvens em Machu Picchu! Tiramos muitas fotos, com as Lhamas também. Foi incrível Melhor impossível! Curtimos adoidado o visual das ruínas e da natureza majéstica!

Descemos para Águas Calientes a pé. Para baixo, todo Santo (e a força da gravidade) ajudam. Lá embaixo, nos perdemos por uns minutos sem saber se estavamos indo na direção certa, até que um bus de turistas apareceu para nos salvar e nos ofereceu uma carona de volta `a Águas. Tinham umas indígenas no bus pegando carona também. Foi muito legal, uma vibração muito positiva, deu tudo muito certo pra gente nessa missão Machu Picchu! Cumprimos da melhor maneira possível! Obrigada ao Cosmos e `a Natureza por nos receberem tão bem nesse templo dos Homens-astronautas!

Voltamos para Cuzco fazendo todo o mesmo percurso de volta: trem-bus-taxi. Chegamos no El Arcano realizados! Banho e direto comer. Mas acabamos fazendo compras também. Ou melhor, um escambo de casacos. Trocamos nossas swéters americanas usadas por casacos de baby alpaca, super macios! Troquei por um para minha mãe e outro pro meu pai também. Fomos numa outra tevernazinha hoje e comemos um menu de 6 soles apenas. Bom e barato. O garçom parecia o Mick Jagger. Já era tarde quando voltamos pro hotel caminhando. Hoje a noite está fazendo um frio congelante. Ontem nem tanto. Hoje fomos dormir sem hora para acordar amanhã. Dia livre em Cuzco. Dormimos exaustos! Señor, obrigada mesmo!