INSIDE THE BARREL

CULTURA | SURFE | INTERAÇÃO LOCAL | AVENTURA

Peru

Uma vez o coração do Império Inca, antes da conquista espanhola no século XVI, o Perú fica na costa do Pacífico da América do Sul, ao sul do Equador.

Nome Oficial: República do Peru
Data de Formação: 1824
Capital: Lima
População: 25.7 milhões
Área total: 1,280,000 km²
Idioma: Espanhol, Quechua, Aymará
Religiões: Católica (95%), outras (5%)
Composição étnica: Índios (54%), Mestiços (32%), brancos (12%), outros (2%)
Governo: Democracia presidencial
Moeda Local: Nuevo sol

Dados Importantes:

A planície costeira se estende às montanhas dos Andes. Terras, dissecadas por vales férteis, jazem nos Andes. Floresta tropical no extremo leste. O Lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo.

A costa é principalmente árida. As encostas do meio dos Andes são temperadas; os picos mais altos são cobertos de neve. O leste é quente úmido e muito molhado.

O Perú é povoado principalmente por índios ou mestiços de raça mista, mas a sociedade é dominada por um pequeno grupo de descendentes espanhóis. Os índios, juntamente com a pequena comunidade negra, sofrem discriminação nas cidades. Em 1980, os guerrilheiros do Sendero Luminoso começaram uma luta armada contra o governo. Desde então, mais de 25.000 pessoas morreram como resultado da guerrilha, e da violência armada.

Abundantes recursos minerais. Estoques ricos de peixes. Exportação ilegal de folhas de coca para produção de cocaína.

O Peru é o melhor país do continente americano em termos de ondas perfeitas. O Norte do Peru possui vários point breaks para a esquerda, dentre eles Mancora, Cabo Blanco e Los Organos, todas world-class e a menos de 1 hora de distância uma da outra. Na costa central, Chicama, a onda mais longa do mundo, Pacasmayo, Bermejo, Centinela e Pasamayo – novamente, todas world-class! Chegando na altura de Lima, mais ao sul do pais, Punta Hermosa e adjacências possuem outra dúzia de ondas perfeitas, dentre elas Senoritas, Caballeros, La Isla, Punta Roca, Cierro Azul, Puerto Viejo e a legendaria onda de San Gallan, na reserva arqueológica de Paracas.

Indicadores:
Custo de Viagem BAIXO 30%
RELATIVAMENTE FÁCIL de viajar pelo país 80%
ALTOS Perigos e Incômodos 75%
Experiência Cultural ALTA 95%
ALTÍSSIMO POTENCIAL de surf-spots 100%
Atrações Principais:

Machu Picchu
Ruínas

Cidadela inca do século XV situada a 2,430 metros acima do nível do mar. na região de Cusco, província de Urubamba, no Peru.

Lobitos
Surf-spot

Esquerda tubular no norte do Peru perto da cidade de Talara.

Mâncora
Surf-city

Cidade rústica que vive em volta do surfe e da pescaria. A esquerda é constante e pode ficar world class.

Chicama
Surf-spot

Considerada a onda mais longa do mundo, Chicama na verdade se chama “Puerto Malabrigo”.

San Gallan 
Sítio Arqueológico

Ilha na reserva de Paracas, com uma das maiores concentrações de Leao Marinho, inclusive uma direita ultra clássica, que raramente quebra.