INSIDE THE BARREL

CULTURA | SURFE | INTERAÇÃO LOCAL | AVENTURA

São Bartolomeu

São Bartolomeu, é oficialmente a Coletividade Territorial de São Bartolomeu, chamada Ouanalao pelos indígenas, e pertencente `as Índias Ocidentais Francesas, no Mar do Caribe. Muitas vezes abreviada para St-Barth em francês e St. Barths ou St. Barts em inglês, a ilha fica cerca de 35 quilômetros a sudeste da vizinha São Martinho.

Nome Oficial: Coletividade Territorial de São Bartolomeu
Data de Formação: 1878
Capital: Gustávia
População: 9,279
Área total: 25km²
Idioma: Francês, Francês Crioulo (patois)
Religiões: Católica (40%), Anglicana (24%), Evangélica (14%), outras (22%)
Composição étnica: Europeus (46%), Negros (25%), Mulatos (17%), outros (12%)
Governo: Coletividades de Ultramar da França
Moeda Local: Euro

Dados Importantes:

São Bartolomeu é separada de São Martinho pelo Canal de São Bartolomeu. Morne du Vitet, com 286 metros de altura, é o pico mais alto da ilha. Existem algumas trilhas de ovelhas construídas com paredes de pedra nas encostas montanhosas. Uma estrada leva ao Grand Cul-de-Sac, de onde se tem uma vista panorâmica de toda a linha da costa. Montes e vales de topografia variada cobrem o resto da ilha.

O lado leste é mais úmido do que o lado oeste. O clima é essencialmente árido. O verão é de maio a novembro, que é também a estação chuvosa. O inverno de dezembro a abril é a estação seca. O sol é presente por quase todo o ano e até durante a estação chuvosa. A umidade, no entanto, não é muito alta devido aos ventos. A temperatura média é de cerca de 25ºC.

Quase metade dos habitantes da ilha são portugueses. Das cerca de oito mil pessoas que vivem na ilha de São Bartolomeu. três mil são portugueses. A língua, a gastronomia e a cultura são claramente francesas. A ilha é um destino turístico popular durante a temporada de férias de inverno, especialmente para celebridades durante o período de Natal e ano novo.

A produção agrícola na ilha é difícil, dado o terreno seco e rochoso, mas os primeiros colonizadores conseguiram produzir vegetais, algodão, abacaxi, sal, banana e desenvolver a pesca. A batata doce também é cultivada em trechos da ilha. Os nativos desenvolveram o comércio através do porto de Gustávia. Bens da zona portuária isentos de impostos, o comércio varejista, o turismo high-end (principalmente da América do Norte) e seus hotéis e moradias de luxo aumentaram a prosperidade da ilha, refletida no alto padrão de vida de seus cidadãos.

A Ilha de são Bartolomeu fica um pouco afastada da ilha de São Martinho e portanto, mais exposta aos swells de Norte e de Leste que entram de Outubro a Março. Logo em frente do aeroporto, em Nikki Beach, tem uma esquerda perfeita que quebra a 20 minutos de remada da praia. Existem outras ondas boas na ilha e os locais são muito amigáveis, desde que você chegue devagar.

Indicadores:
Custo de Viagem ALTO 90%
FÁCIL de viajar pelo país 90%
POUQUÍSSiMOS Perigos e Incômodos 10%
Experiência Cultural MÉDIA 70%
BOM POTENCIAL de surf-spots 75%
Atrações Principais:

Plage De St. Jean
Praia

Praia paradisíaca de areia branca e água azul turquesa. Calma para famílias.

Airport Lefts
Surf-spot

Pico que quebra no meio do mar, bem em frente a pista do aeroporto. Mais constante e melhor onda da ilha.

Ferry Boat
Ferry

Viaje de São Martinho para a romântica ilha de São Bartolomeu.