INSIDE THE BARREL

CULTURA | SURFE | INTERAÇÃO LOCAL | AVENTURA

Malásia

Composta por três territórios separados entre Malásia, Sarawak e Sabah, a Malásia se estende por mais de 2000 km da Malásia peninsular até o extremo norte de Bornéu. A Malásia é o principal destino turístico do Sudeste Asiático com mais de seis milhões de visitantes por ano, e o turismo agora é o terceiro maior ganhador de divisas do país.

Nome Oficial: Federação da Malásia
Data de Formação: 1965
Capital: Kuala Lumpur
População: 22.2 milhões
Área total: 328,550 km²
Idioma: Malaio, Chinês, Tamil
Religiões: Muçulmanos, (53%), cristãos (7%), Budismo (19%), outras (1%)
Composição étnica: Malaio (45%), chineses (32%), Indianos (8%), outros (13%)
Governo: Democracia parlamentar
Moeda Local: Ringgit

Dados Importantes:

Quase três quartos da terra são floresta tropical ou floresta pantanosa. Uma cadeia de montanhas central, o Banjaran Titiwangsa, divide a Malásia peninsular, separando um estreito córrego costeiro oriental, de planícies ocidentais férteis.

Predominantemente equatorial quente. As chuvas são pesadas ao longo do ano, mas com estações chuvosas distintas de março a maio e de setembro a novembro. As áreas costeiras estão sujeitas aos ventos alternados do sudoeste e noroeste da monção.

A distinção fundamental na sociedade da Malásia é entre os indígenas malaios, denominados Bumiputras (literalmente “filhos do solo”) e os Chineses. Os malaios formam o grupo maior, representando pouco menos da metade da população. No entanto, a população chinesa tradicionalmente menor, controla a maior parte da atividade econômica. Os malaios foram favorecidos no sistema educacional e nos mercados de trabalho desde a década de 1970, a fim de resolver esse desequilíbrio. Estima-se que mais de um milhão de imigrantes indonésios e filipinos na Malásia sejam atraídos pela escassez de mão-de-obra e de emprego em seus próprios países. A discriminação de gênero só foi banida em 2001. Na tentativa de promover a tradição islâmica, as mulheres muçulmanas são encorajadas a usar véus.

Crescimento rápido desde a década de 1980, em grande parte direcionado pelo estado e sustentado por um impulso para o investimento estrangeiro e a privatização dos ativos do estado. Forte indústrias automotivas e elétricas – a Malásia é o maior produtor mundial de unidades de disco. Tem ainda indústrias pesadas como o aço. E é uma grande produtora de borracha, óleo de palma, pimenta, lata e madeiras tropicais. Alto nível de endividamento e vulnerável aos movimentos de capitais internacionais. A crise financeira asiática de 1997 forçou a Malásia a adotar medidas de austeridade econômica e a revisar seu plano de industrialização.

As principais ondas da Malásia estão todas localizadas na costa do Mar da China, e incluem uma série de divertidos beach-breaks e alguns point-breaks para a esquerda. Há também uma série de reefs na Ilha de Tioman, e a piscina de ondas Sunway Lagoon que fica em Kuala Lumpur.

Indicadores:
Custo de Viagem BAIXO 35%
NEM FÁCIL NEM DIFÍCIL de viajar pelo país 45%
POUCOS Perigos e Incômodos 30%
Experiência Cultural ALTA 95%
ALGUM POTENCIAL de surf-spots 40%
Atrações Principais:

“Nasi Goreng”
Comida de Rua

Para quem curte comidas típicas, o “nasi-goreng” (arroz-frito) feito nos becos de Penang são maravilhosos e custam menos que R$10 (USD$2.5).

Kuala Lumpur
Capital

Cidade grande cheia de atrações para todos os gostos.