“Adiós Oili”- Acordamos de novo em Oili’s. Que lugar bonito! Fomos para o surf bem cedo, umas seis na manhã. Os meninos surfaram a mare enchendo. Ainda rolavam umas ondinhas boas. Ainda bem que não estava sol. O tempo continuou nublado pelas manhãs. Depois do surf, aquela longa caminhada até o acampamento. Desayunamos e zarpamos. Curtimos o visual da viagem e nos despedimos e nos despedimos da Estrada mais visual da expedição, até agora! Vimos os veados novamente e os papagaios são maioria local. Na saída, nos despedimos do caseiro Valentim, agradecemos e passamos o ultimo portao.
Paramos então mais adiante para decidir: se rumamos ao Vulcão Arenal e a pequena cidade de La Fortuna nas monatnhas, ou back to Witche’s Rock? Na ausência de um visível swell, seguimos rumo `as montanhas numa longa viagem. A Estrada não era tão boa para os padrões costa-ricenses e cheia de curvas. Contornamos parte do Lago Arenal cercado por uma densa floresta tropical. Densa mesmo! Nossa primeira vista do vulcão foi da Estrada e ainda estava claro. Mutio visual o shape cônico da montanha, bem acentuado. But no vulcanic activity. E o Arenal é um vulcão que tem status de ativo.
Ao escurecer, porém, entre uma curva e outra, conseguimos avistar o vulcão de novo pois seu topo tava iluminado, jorrando lava que descia em rios encosta abaixo, deixando a montanha visível na escuridão! Sensacional! Coisa de filme, de Discovery channel! O vulcão cuspindo lava! Os meninos também viram. Excelente, mal chegamos e já testemunhamos uma erupção! Chegamos tarde em La Fortuna e muito cansados cenamos no El Jardin, dica do LP. Comida boa e barata pero não tão servida. Os meninos racharam uma ordem a mais. Depois, fomos procurar um lugar para estacionarmos e dormirmos. Paramos em frente a uma casa que parecia tranquila, segura. Estavamos sem o alarme que Beto teve que desconectar por estar disparando toda hora. Algum curto circuito na fiação. No meio da noite acordei com muito calor. Tivemos que fechar nossa cortina por causa da luz de um poste de rua. Fiquei com vontade de fazer xixi. Saí rapidinho e voltei para cama sem sono. Resolvi abrir a cortina para arejar. Foi quando comecei a ouvir um barulho estranho. Que foi ficando cada vez mais alto e assutador. Achei que era um caminhão vindo em nossa direção, sei lá. Saí do carro de novo e lá estava ele: El Arenal! De novo! Dessa vez, em erupção forte, muita lava sendo lançada pro alto, alguns pedaços sólidos, como bolas de fogo Rolando encosta abaixo! Estávamos pertinho dele de novo e não sabíamos. Tudo durou questão de poucos minutos. Beto ainda viu o resto da erupção. Findo o show da Natureza, voltamos a dormir. Boa noite Arenal, tenha bons sonhos.
Deixar um comentário