INSIDE THE BARREL
CULTURA | SURFE | INTERAÇÃO LOCAL | AVENTURA
Jamaica
Primeiro colonizada pelos espanhóis e depois pelos inglêses, a Jamaica alcançou sua independência em 1962. Continua sendo uma força influente na política caribenha. Os rastafaris da Jamaica enxergam o imperador da Etiópia, Haile Selassie, como seu líder espiritual e a África como seu lar original.
Nome Oficial: Jamaica
Data de Formação: 1962
Capital: Kingston
População: 2.6 milhões
Área total: 10,830 km²
Idioma: Inglês, crioulo inglês, hindi, espanhol
Religiões: Cristãos (55%), outras (45%)
Composição étnica: Negros (75%), mulatos (13%), euro-chineses (11%), Índios, (1%)
Governo: Democracia Parlamentar
Moeda Local: Jamaican
Dados Importantes:
Principalmente montanhosa, com vegetação tropical exuberante. Área inacessível de calcário no Noroeste. As planícies costeiras baixas e irregulares são quebradas por colinas e planaltos.
Tropical. Quente e úmido ao nível do mar, com áreas de montanha temperadas. Os furacões são prováveis de junho a novembro.
Etnicamente diversificada, as tensões são resultantes de grandes disparidades de riqueza e não de raça. A vida econômica e política é dominada por algumas famílias ricas e há muito tempo estabelecidas no poder. Muitas mulheres ocupam altos cargos na vida pública. O crime armado, muito relacionado a drogas, é um problema. Grandes áreas de Kingston, que têm seus próprios patois, são governadas por Dons, líderes de gangues que administram sua própria justiça violenta.
A Jamaica é uma grande produtora de bauxita (minério de alumínio). Turismo bem desenvolvido. Indústria tímida. Realiza processamento de dados para empresas dos EUA. Açúcar, café e rum são exportados.
Mesmo sendo a terceira maior ilha do Caribe, a Jamaica apenas recebe sua dose razoável de swell na ponta leste recebe, com opções para as costas norte e sul. A costa norte possui algumas ondas maiores, praias de areia branca e saidas-de-rio de qualidade. A costa sul goza de uma melhor consistência e de algumas boas esquerdas, muitas vezes com terral, com praias de areia cinza sem uma alma à vista!