INSIDE THE BARREL
CULTURA | SURFE | INTERAÇÃO LOCAL | AVENTURA
Haiti
Anteriormente uma colônia espanhola, o Haiti compartilha a ilha caribenha de Hispaniola com a República Dominicana. Na independência em 1804, tornou-se a primeira república negra do mundo. A independência do Haiti foi alcançada após uma rebelião de escravos liderada por Toussaint l’Ouverture em 1791. O Haiti é o país mais pobre das Américas.
Nome Oficial: República do Haiti
Data de Formação: 1804
Capital: Port-au-Prince
População: 8.2 milhões
Área total: 27,560 km²
Idioma: Francês, francês crioulo, inglês
Religiões: Católica (80%), Protestante (16%), outras (4%)
Composição étnica: Negros Africanos (95%), mulatos e europeus (5%)
Governo: República multipartidária
Moeda Local: Gourde
Dados Importantes:
A ilha do Haiti é predominantemente montanhosa, com florestas e planícies férteis.
Tropical, com chuva ao longo do ano. Úmido nas áreas costeiras, e bem mais frio nas montanhas.
A maioria dos haitianos é de ascendência africana. Alguns têm raízes européias, principalmente francesas. A rígida estrutura de classes mantém grandes disparidades de riqueza. A maioria da população vive em extrema pobreza. Nos últimos anos, a combinação de opressão política e uma economia em colapso levou milhares a buscar asilo nos EUA ou na vizinha República Dominicana. Em 1994, as tropas norte-americanas reintegraram o presidente eleito, que foi derrotado pelos militares em 1991.
Existem poucos recursos naturais. Em 1994, após 3 anos de sanções da ONU, os laços econômicos do país foram restaurados e a ajuda externa retornou.
O Haiti esconde algumas boas ondas espalhadas pela costa Norte e Sul, o que significa ondas durante diferentes épocas do ano.