INSIDE THE BARREL
CULTURA | SURFE | INTERAÇÃO LOCAL | AVENTURA
Guadalupe
Guadalupe é um território ultramarino da República Francesa e é formada por duas ilhas: a Basse-Terre e a Grande-Terre e outras ilhas menores próximas. Guadalupe foi descoberta e batizada por Cristóvão Colombo em homenagem `a Virgem Maria de Guadalupe venerada na província espanhola de Cáceres.
Nome Oficial: Guadalupe
Data de Formação: 1946
Capital: Basse-Terre
População: 403,750
Área total: 1.780 km²
Idioma: Francês, Crioulo Antilhano
Religiões: Predominantemente Católica
Composição étnica: Afro-caribenhos e pardos (72%), Indo-caribenhos (14%), europeus (9%), asiáticos e árabes (2%), hispânicos e outros (3%)
Governo: Democracia parlamentar
Moeda Local: Euro
Dados Importantes:
Grande-Terre é uma ilha calcária de origem de corais, com pequenas colinas de pouco mais de cem metros de altitude e litoral cercado de recifes. Basse-Terre, apesar do nome, é muito mais acidentada. De origem vulcânica, seu relevo culmina com o vulcão Soufrière, de 1.484m, que entrou em erupção em 1797, 1837 e 1976. Sua topografia é variada composta por vulcões, cachoeiras, florestas tropicais, praias, enseadas, escarpas litorâneas, e pequenas ilhas paradisíacas.
Guadalupe tem um agradável clima tropical quente e úmido. A estação chuvosa e quente é de Junho a Novembro, quando também podem ocorrer furacões. A estação mais seca e fresca é de Dezembro a Maio.
A maioria da população compõe-se de negros e mulatos, mas há grupos de raça branca descendentes de franceses. A língua oficial é o francês, falado junto com um dialeto crioulo. Um porto importante é Pointe-à-Pitre.
A economia de Guadalupe depende em grande medida da França, de onde procedem cerca de dois terços das importações. Os principais recursos de Guadalupe provêm dos produtos agrícolas e de seus derivados industriais, como o açúcar, a banana, o fumo e o rum, destinados à exportação.
A temporada de surf é de outubro a março, A lado oeste da ilha, Basse Terre, fica bom durante a temporada de ciclones com swells de S-SE. No lado leste, Grande Terre, as ondas são mais consistentes e é onde fica umas das ondas mais longas do Caribe.