INSIDE THE BARREL

CULTURA | SURFE | INTERAÇÃO LOCAL | AVENTURA

China

Abrangendo uma vasta área do leste da Ásia, a China faz fronteira com 14 países. Desde a fundação da China comunista em 1949, até a sua morte em 1976, Mao Zedong dominou a nação. A China tem a civilização histórica mais antiga da humanidade. Sua história começou a ser registrada há 4000 anos, com a Dinastia Shang.

Nome Oficial: República Popular da China
Data de Formação: 1912
Capital: Pequim
População: 1,28 bilhões
Área total: 9,326,410 km²
Idioma: Mandarin
Religiões: Budismo (6%), não religiosos (59%), outras (33%), Muçulmanos (2%)
Composição étnica: Han (93%), Zhaung (!%), Hui (!%), outras (5%)
Governo:Comunista
Moeda Local: Yuan

Dados Importantes:

Uma terra de grande diversidade física, a China tem uma longa costa do Pacífico ao leste. Dois terços da China são terras altas. As montanhas do sudoeste incluem o Tibete, o platô mais alto do mundo. No noroeste, as montanhas Tien Shan separam as áridas bacias Tarim e Dzungarian. As colinas e planícies do leste baixo abrigam dois terços da população.

A China está dividida em duas principais regiões climáticas. O norte e o oeste são semi-áridos ou áridos, com variações extremas de temperatura. O sul e o leste são mais quentes e mais úmidos, com chuvas o ano todo. As temperaturas do inverno variam com a latitude, mas são mais calorosas na costa subtropical do sudeste. As temperaturas de verão são mais uniformes, elevando-se acima de 21 graus centígrados.

A maioria das pessoas são chinesas Han. O resto da população pertence a uma das 55 nacionalidades minoritárias, ou grupos étnicos reconhecidos. Muitos desses grupos têm uma importância política desproporcional, medida pelas áreas fronteiriças estratégicas em que vivem. Uma política de restauração pelos chineses Han em regiões remotas foi profundamente ressentida pelas minorias étnicas e levou a levantes em Xinjiang e no Tibete. O governo relaxou a política familiar de filhos únicos para as minorias depois que alguns pequenos grupos foram levados à extinção. A sociedade chinesa é patriarcal na prática e as gerações tendem a viver juntas. No entanto, a mudança econômica está derrubando os controles sociais da era Mao. O divórcio e o desemprego estão aumentando e o materialismo substituiu o puritanismo do passado.

A China vem avançando rapidamente para uma economia orientada para o mercado desde a década de 90. O crescimento teve que ser controlado em várias ocasiões para controlar a inflação. Existem vastas reservas minerais, e o setor industrial experencia cada vez mais diversificação. O aumento do desemprego levou à migração para as cidades. Uma abundância de recursos é distribuída de forma desigual e o sistema de transporte é pobre. A privatização no setor estatal endividado é uma tarefa importante. A China ajuda os agricultores a alimentar 20% da população mundial usando apenas 7% de suas terras agrícolas. Desde 1997, Hong Kong tem sido um importante centro financeiro.

Centrado em torno de Hong Kong o surfe na China está apenas começando a decolar. Surf é mais consistente durante o outono e monçoes de inverno, mas maior e mais dificil durante a primavera e temporada de tufões de verão. Os ventos geralmente sopram do leste balançando mais ao sul no verão.

Indicadores:
Custo de Viagem BAIXO 25%
DIFÍCIL de viajar pelo país 10%
POUCOS Perigos e Incômodos 10%
Experiência Cultural ALTÍSSIMA 95%
VARIEDADE de surf-spots – alguns world-class 75%
Atrações Principais:

Muralha da China
Monumento

A grande muralha da China eh o único monumento feito pelo homem Na Terra que dá para ver da Lua.

Exército de Terracota
Ruínas

Guerreiros de Xian ou ainda Exército do imperador Qin, é uma coleção de esculturas de terracota representando os exércitos de Qin Shi Huang, o primeiro imperador da China.

Cavernas de Datong
Ruínas

As cavernas de Datong são um importantíssimo templo budista da China.