INSIDE THE BARREL
CULTURA | SURFE | INTERAÇÃO LOCAL | AVENTURA
Chile
O Chile se estende em uma faixa na costa oeste da América do Sul. Voltou a eleger o governo civil em 1989 depois de um referendo rejeitar seu ditador militar, o general Pinochet.
Nome Oficial: República do Chile
Data de Formação: 1818
Capital: Santiago
População: 15.2 milhões
Área total: 748,800 km²
Idioma: Espanhol, línguas indígenas
Religiões: Católica (80%), outras (20%)
Composição étnica: Europeus (90%), Índios (10%)
Governo: Democracia presidencial
Moeda Local: Peso
Dados Importantes:
O Chile tem os Pampas (planícies largas de capim) entre terras costeiras e os Andes. O Deserto de Atacama fica no norte. Canais oceânicos de grande profundidade, lagos e fiordes se encontram no sul.
Árido no norte. Verões quentes e secos e invernos amenos no centro. Os picos andinos mais altos têm geleiras e neve durante todo o ano. Muito chuvoso e tormentoso no sul. O deserto de Atacama é o lugar mais seco da Terra.
A maioria das pessoas é de origem Européia e vive em áreas urbanas. Povos indígenas vivem exclusivamente no sul. Favelas e poluição são problemas em Santiago. A ditadura do general Pinochet foi brutalmente repressiva, mas a economia e a classe média prosperaram. O crescimento continuou sob o domínio civil, mas muitos chilenos vivem na pobreza.
O Chile é o maior produtor de cobre do mundo. Houve forte crescimento dos investimentos estrangeiros devido à estabilidade política. As exportações incluem vinho, farinha de peixe, frutas e salmão.
O potencial de surfe do Chile é enorme. A costa é toda “recortada” com centenas de point-breaks na metade-sul do país e alguns big-wave-spots na metade-norte. Faltam surfistas no Chile para tanta onda perfeita.