INSIDE THE BARREL

CULTURA | SURFE | INTERAÇÃO LOCAL | AVENTURA

Brasil

Cobrindo quase metade da América do Sul, o Brasil é o país que abriga a maior e mais importante floresta equatorial do mundo, a Amazônia. O país possui imensos recursos naturais e econômicos.

Nome Oficial: República Federativa do Brasil
Data de Formação: 1822
Capital: Brasília
População: 170 milhões
Área total: 3,265,058 km²
Idioma: Português
Religiões: Católica (89%), Protestante (6%), outras (5%)
Composição étnica: Brancos (66%), mestiços (22%), negros (12%)
Governo: Democracia presidencial
Moeda Local: Real

Dados Importantes:

Em um terço da área terrestre total do Brasil, a floresta equatorial cresce ao redor do rio Amazonas e de seu delta. Além da bacia do rio da Prata para o sul, o resto do país é composto de terras altas. O norte montanhoso é parte floresta e parte deserto. A planície costeira no sudeste possui áreas pantanosas. O litoral atlântico tem 2000 km de extensão.

A fatia do Brasil na bacia amazônica, que ocupa a maior parte do país, tem clima equatorial. As temperaturas são altas, com quase nenhuma variação de estação. O platô brasileiro tem amplas variações de temperatura e chuvas. O nordeste é muito seco e sofre de freqüentes secas. O sul tem verões quentes e invernos frios.

Uma população diversificada inclui índios nativos, negros, imigrantes europeus e asiáticos e pessoas de raça mista. Desde 1900, 87 grupos indígenas se extinguiram como resultado de doenças, fome ou a tomada violenta de suas terras por mineiros, madeireiros e colonos. Grandes favelas nas cidades atraem pobres migrantes do nordeste. Crime urbano, disputas de terra violentas e a exploração desordenada da Amazônia mancham a imagem do Brasil como uma nação moderna.

A corrupção na política e o mau planejamento frustram os esforços para aproveitar o potencial indiscutível: vastas reservas minerais, diversas indústrias e agricultura. O Brasil é um dos maiores exportadores globais de açúcar, café e laranja.

Deveríamos ter mais ondas perfeitas levando em conta o tamanho de nosso litoral com o oceano Atlântico. No entanto, o Brasil conta com ondas on ano inteiro, especialmente a costa sul do pais. A medida que subimos o litoral do Brasil, as sazonalidades ficam mais definidas, sendo os meses de novembro a março os melhores para o surfe.

Indicadores:
Custo de Viagem MÉDIO 50%
Relativamente FÁCIL de viajar pelo país 75%
ALTOS Perigos e Incômodos 85%
Experiência Cultural ALTA 85%
BOA VARIEDADE de surf-spots (Poucos world class) 60%
Atrações Principais:

Rio de Janeiro
Surf-City

Maior carnaval do mundo. Vários surf-spots e ótimos restaurantes. Melhor cidade do mundo!

Garopaba
Surf-City

Varias ondas diferentes no charmoso balneário de Garopaba. Night forte.

Prainha
Surf-spot

Lugar mais constante do Rio de Janeiro. Ondas praticamente o ano todo. Nem parece que você está no Rio de Janeiro.

Búzios
Balneário

Cidade muito charmosa a 2 horas do Rio de Janeiro. Hot-spot para kite e windsurfe além de alguns surf-spots na redondeza.