INSIDE THE BARREL
CULTURA | SURFE | INTERAÇÃO LOCAL | AVENTURA
Ilhas Virgens Britânicas
O nome oficial deste território Britânico ultramarine ainda é simplesmente “Ilhas Virgens”, mas o prefixo “britânico” é freqüentemente usado, para distingui-lo do território americano vizinho, as “Ilhas Virgens dos Estados Unidos”. Turistas freqüentam as numerosas praias de areia branca, visitam The Baths on Virgin Gorda, mergulham nos recifes de corais perto de Anegada ou experimentam os famosos bares de Jost Van Dyke. As BVI são conhecidas como um dos maiores destinos de velejo do mundo, e os veleiros charter são uma maneira muito popular de visitar ilhas menos acessíveis.
Nome Oficial: Ilhas Virgens Britânicas
Data de Formação: 1672
Capital: Road Town
População: 35,000
Área total: 259km²
Idioma: Inglês, Inglês Crioulo
Religiões: Anglicana (38%), Católica (6%), Pentecostal (16%), Metodista (16%), outras (24%)
Composição étnica: Brancos (28%), Negros Africanos (42%), outros (30%)
Governo: Território Britânico Ultramarino – Democracia parlamentar
Moeda Local: Dólar Americano
Dados Importantes:
A maioria das ilhas são de origem vulcânica e tem um terreno acidentado. Anegada é geologicamente a mais diferente das outras sendo uma ilha plana composta de calcário e coral. As quatro principais ilhas são Tortola, Virgin Gorda, Anegada e Jost Van Dyke. As BVI são compostas por cerca de 60 ilhas tropicais, que variam em tamanho desde a maior, Tortola com 20 km de comprimento e 5 km de largura, até pequenas ilhotas desabitadas.
As Ilhas Virgens Britânicas têm um clima de floresta tropical, moderado pelos ventos alísios. As temperaturas variam pouco ao longo do ano. Na capital, Road Town, as máximas são em torno de 32 ° C no verão e 29 ° C no inverno. As chuvas podem ser bastante variáveis, mas os mêses mais úmidos em média são de setembro a novembro (temporada de furacões) e os mêses mais secos em média são fevereiro e março.
As Ilhas Virgens foram habitadas pela primeira vez pelo povo Arawak da América do Sul em torno de 100 AC. Os arawaks habitaram as ilhas até o século XV, quando foram deslocados pelos “Caribes”, uma tribo mais agressiva, das ilhas das Antilhas Menores. A origem do nome do Mar do Caribe vem dessa tribo. O Império espanhol reivindicou as ilhas por descoberta no início do século XVI, e nos anos subsequentes vieram os ingleses, holandeses, franceses, espanhóis e dinamarqueses brigando pelo controle da região, que se tornou um ninho de piratas.
Desde a década de 1960, as ilhas se diversificaram para além de uma economia tradicionalmente baseada em agricultura para o turismo e serviços financeiros, tornando-se uma das áreas mais ricas do Caribe.
As Ilhas Virgens Britânicas possuem diversas ondas que somente aparecem em condições de swell e de vento especiais. A época principal vai de Novembro até Março, mas podem haver swells em Setembro e Outubro e se estendendo até Abril e Maio quando acabam as frentes frias que cruzam os EUA. O principal point break de direita, Sugarcane Bay, quebra apenas algumas vezes por ano e as condições são muito específicas, tornando essa onda umas das maiores lendas do caribe.