INSIDE THE BARREL
CULTURA | SURFE | INTERAÇÃO LOCAL | AVENTURA
Peru
Uma vez o coração do Império Inca, antes da conquista espanhola no século XVI, o Perú fica na costa do Pacífico da América do Sul, ao sul do Equador.
Nome Oficial: República do Peru
Data de Formação: 1824
Capital: Lima
População: 25.7 milhões
Área total: 1,280,000 km²
Idioma: Espanhol, Quechua, Aymará
Religiões: Católica (95%), outras (5%)
Composição étnica: Índios (54%), Mestiços (32%), brancos (12%), outros (2%)
Governo: Democracia presidencial
Moeda Local: Nuevo sol
Dados Importantes:
A planície costeira se estende às montanhas dos Andes. Terras, dissecadas por vales férteis, jazem nos Andes. Floresta tropical no extremo leste. O Lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo.
A costa é principalmente árida. As encostas do meio dos Andes são temperadas; os picos mais altos são cobertos de neve. O leste é quente úmido e muito molhado.
O Perú é povoado principalmente por índios ou mestiços de raça mista, mas a sociedade é dominada por um pequeno grupo de descendentes espanhóis. Os índios, juntamente com a pequena comunidade negra, sofrem discriminação nas cidades. Em 1980, os guerrilheiros do Sendero Luminoso começaram uma luta armada contra o governo. Desde então, mais de 25.000 pessoas morreram como resultado da guerrilha, e da violência armada.
Abundantes recursos minerais. Estoques ricos de peixes. Exportação ilegal de folhas de coca para produção de cocaína.
O Peru é o melhor país do continente americano em termos de ondas perfeitas. O Norte do Peru possui vários point breaks para a esquerda, dentre eles Mancora, Cabo Blanco e Los Organos, todas world-class e a menos de 1 hora de distância uma da outra. Na costa central, Chicama, a onda mais longa do mundo, Pacasmayo, Bermejo, Centinela e Pasamayo – novamente, todas world-class! Chegando na altura de Lima, mais ao sul do pais, Punta Hermosa e adjacências possuem outra dúzia de ondas perfeitas, dentre elas Senoritas, Caballeros, La Isla, Punta Roca, Cierro Azul, Puerto Viejo e a legendaria onda de San Gallan, na reserva arqueológica de Paracas.