INSIDE THE BARREL

CULTURA | SURFE | INTERAÇÃO LOCAL | AVENTURA

México

Cada vez mais considerado uma parte do Norte e não da América Central, o México atravessa o extremo sul do continente. Foi uma colônia espanhola por 300 anos até a independência em 1836. Mais pessoas imigram do México para os EUA, do que qualquer outro país do mundo. Centenas de milhares de mexicanos atravessam a fronteira com os EUA todos os anos, e muitos deles permanecem como imigrantes ilegais.

Nome Oficial: Estados Unidos do México
Data de Formação: 1836
Capital: Cidade do México
População: 98.9 milhões
Área total: 1,908,690 km²
Idioma: Espanhol, dialetos Maia.
Religiões: Católicos romanos (95%), outras (5%)
Composição étnica: Mestiços (55%), índios nativos (20%), europeus (16%), outros (9%)
Governo: Democracia presidencial
Moeda Local: Peso

Dados Importantes:

As planícies costeiras ao longo do Pacífico e do mar Atlântico sobem para um planalto central árido. A leste e oeste estão as cordilheiras de Sierra Madre. Planícies calcárias formam a Península de Yucatán.

O planalto e as altas montanhas são quentes durante grande parte do ano. A costa do Pacífico é tropical: tempestades ocorrem principalmente de Março a Dezembro. O noroeste é seco.

A maioria dos mexicanos são mestiços de ascendência espanhola e Indiana mista. Embora a cultura indiana seja promovida pelo Estado, os índios rurais são amplamente segregados da sociedade hispânica e vivem na pobreza. A situação remete ao período colonial espanhol, e só recentemente tem sido seriamente desafiada na forma de rebeliões intermitentes pelos índios. A pequena comunidade negra está bem integrada. Os homens permanecem dominantes nos negócios e poucas mulheres tomam parte no processo político. O regime politico mexicano é multipartidário na teoria; na prática, o PRI (partido revolucionário institucional) vem mantendo o poder desde 1929. O êxodo rural e o desemprego elevado são grandes problemas. A população do México está crescendo mais rapidamente do que aquela de todo outro grande país subdesenvolvido -entre 1960 e 1980, a população dobrou.

Um dos maiores produtores mundiais de petróleo. As frutas e os vegetais exóticos são cultivados como colheitas muito lucrativas. O crescimento populacional está superando a criação de emprego. O acordo de livre comércio norte-americano assinado com os EUA e o Canadá, entrou em vigor em 1994. As empresas dos EUA estão prontas para se mudar para o México e entrar em concorrência com a indústria mexicana.

O México é muito bem servido de surfe nos seus 7338 quilômetros de costa para o oceano pacifico. São zilhoes de saídas de rio, beach-breaks, point-breaks e ate onda feita (acidentalmente) pelo homem. Ondas como Puerto Escondido, Rio Nexpa, Baja de la Cruz e Todos Santos fazem do México um dos melhores países de surfe da América Latina.

Indicadores:
Custo de Viagem BAIXO 30%
Relativamente FÁCIL de viajar pelo país 75%
ALGUNS Perigos e Incômodos 60%
Experiência Cultural ALTA 95%
ALTÍSSIMO POTENCIAL de surf-spots 95%
Atrações Principais:

Puerto Escondido
Surf-spot

Cidade mais surfe do México, onde fica o “Havaí Mexicano”, a Playa Zicatela.

Salina Cruz
Surf-spot

Cidade no sul do México repleta de point-breaks para a direita – para maiores detalhes entrar em contato com Uriel Camacho no site http://www.oaxacasoulsurf.com/.

Nexpa
Surf-spot

Esquerda world-class, saída de rio. Um verdadeiro paraíso tropical.

La Quebrada
Salto Ornamental

Tradicional ponto turístico para ver os mergulhadores saltarem os 24 metros de altura do penhasco de “La Quebrada”, em Acapulco.