INSIDE THE BARREL
CULTURA | SURFE | INTERAÇÃO LOCAL | AVENTURA
Guatemala
A Guatemala, que significa “terra das árvores”, era o centro da antiga civilização Maia. A maior e mais populosa nação do istmo centro-americano, a Guatemala retornou ao governo civil em 1986, após 32 anos de governo militar violento e repressivo.
Nome Oficial: República da Guatemala
Data de Formação: 1838
Capital: Cidade da Guatemala
População: 11.4 milhões
Área total: 108,430 km²
Idioma: Espanhol, Quiché, Mam, Kekchi, Cakchiquel, Maia
Religiões: Católica (66%), Protestante (33%), outras (1%)
Composição étnica: Ameríndios (60%), mestiços (30%), outros (10%)
Governo: Democracia presidencial
Moeda Local: Quetzal
Dados Importantes:
Linha costeira pacífica estreita. Montanhas altas centrais com vulcões. Pequena costa no mar do Caribe. Floresta tropical no norte.
Tropical, quente e úmido nas regiões costeiras e norte. Mais temperado nas terras altas do centro.
Os índios formam uma maioria, mas a riqueza, as terras e o poder são controlados por uma elite ladina. Os índios das montanhas foram vítimas da campanha militar indiscriminada contra grupos de guerrilha entre 1978 e 1984. Desde o governo civil, o nível de violência diminuiu, mas a pobreza extrema ainda está disseminada.
A agricultura é o setor-chave. Açúcar, café, carne bovina, banana e cardamomo são as principais exportações. A estabilidade política reviveu o turismo.
O surfe na Guatemala consiste em beach-breaks de areia vulcânica, cercados de saídas de rio, o que facilita a formação de ótimos fundos de areia bem expostos aos swells de sul entre os meses de Marco e Outubro.